top of page

Sonhos de futuro:

o Buen Vivir na análise comparativa entre filmes de ficção científica de futuro especulativo de Brasil e México, na última década.

Esse catálogo faz parte da pesquisa intitulada "Sonhos de futuro: o Buen Vivir na análise comparativa entre filmes de ficção científica de futuro especulativo de Brasil e México, na última década". Realizada por Mariana Vicente Oliveira e apresentada para obtenção de título de mestre em ciências pelo PROLAM - USP. O trabalho foi realizado sob orientação do Prof. Dr. Júlio Cézar Suzuki e coorientação do Prof. Dr. Gilvan Charles Cerqueira de Araújo. Os filmes apresentados são parte do catálogo utilizado no levantamento para estudo quantitativo.

Resumo da pesquisa

OLIVEIRA, M. V. Sonhos de futuro: o Buen Vivir na análise comparativa entre filmes de ficção científica de futuro especulativo de Brasil e México na última década. 2023. XXX f. Dissertação (Mestrado) apresentada ao Programa de Pós-graduação em Integração da América latina da Universidade de São Paulo, São Paulo 2023.

O estudo em questão tem como objetivo analisar aspectos decoloniais em filmes de Ficção Científica futuristas com enfoque nas semelhanças entre as projeções de futuro do Brasil e México. Contrapondo-se à predominante influência dos países mais afluentes e seus produtos audiovisuais, a pesquisa visa discernir os elementos futurísticos que os latino-americanos temem ou anseiam, explorando, no relacionamento entre espectador e objeto fílmico, desejos comuns aos latino-americanos, considerando que somos tanto moldados quanto moldadores das visões que consumimos. Metodologicamente, o estudo sustenta-se nas abordagens de análise fílmica de luminárias da sétima arte, ancorando-se no Monomito de Campbell e no Science Fiction Prototyping de Johnson. Essa metodologia permite desvendar a relevância dos elementos fílmicos, especialmente os Motifs, para decifrar cenografia e personagens como componentes cruciais nas metáforas visuais. Analisando filmes como “Bacurau”, “Divino Amor”, “De día y de noche” e “Nuevo Orden”, observa-se um retrato de futuros menos tecnológicos e imediatistas. Esses filmes estabelecem um nexo com o conceito de Buen Vivir, apresentando um futuro que valoriza o presente latino-americano, incorporando tradições e culturas ancestrais. Consequentemente, este futuro desdobra-se como uma mescla de temporalidades vivenciadas no cotidiano sem a pressão do amanhã. Concluindo, a pesquisa enfatiza a necessidade de uma interpretação crítica da ficção científica da região, que, em contraste com a narrativa global dominante, coloca a tecnologia em segundo plano e exalta tanto a resistência quanto uma temporalidade peculiar que funde presente e futuro. Esta perspectiva visa superar estereótipos e promover uma visão integrada latino-americana que utiliza a arte como veículo para conceber futuros alternativos que contrariam visões distópicas convencionais.

Palavras-chave: América Latina. Ficção científica. Futuro. Decolonialidade. Buen Vivir.

Quer ler?

Baixe a versão final da dissertação.

Siga-me nas redes

  • Whatsapp
  • LinkedIn
  • Instagram

Versão 1.0. Textos coletados da Wikipedia, Adoro Cinema e Filmow | Projeto em construção.

O catálogo é parte de pesquisa de mestrado PROLAM - USP.

  • Instagram
  • LinkedIn
bottom of page